Trabalho Voluntário


Um depoimento sobre Sincronicidades e Voluntariado!
Em 1998, já quase cega, na busca dos caminhos para recuperar a minha visão, descobri que os exercícios de visão são conhecidos há milhares de anos pelas antigas civilizações da China, Índia, Tibete, assim como pelos índios americanos, pois já faziam parte dos hábitos diários de prevenção e conservação da saúde. Foi um amigo que recomendou: "Sylvia, que tal descobrir a técnica milenar chinesa, ANMA, e tornar-se uma primorosa massagista cega?" As massagens funcionam como um meio preventivo ao acometimento ou agravamento de algumas enfermidades, ou simplesmente para manter a harmonia energética corporal e mental. 
As sincronicidades começaram e esta era uma orientação a seguir e tornei-me uma massagista cega, totalmente dedicada a cuidar das pessoas na Associação Internacional de Medicinas Tradicionais e Atividades Saudáveis, em Lisboa. Foram dois anos totalmente dedicados à aprendizagem das técnicas terapêuticas orientais. Em seguida surgiu Meir Schneider e o seu Método, novas sincronicidades! Foi o início do trabalho voluntário, com o lançamento do Método Meir Schneider Self-Healing em Portugal. Centenas de pessoas de todas as idades e origens foram atendidas e orientadas nos cuidados da saúde corporal e visual até 2003. A força da transformação para o meu próprio crescimento interior.

 

Novas sincronicidades me trouxeram de volta ao Brasil e após a remoção das cataratas e recuperação da minha visão, o questionamento: qual é o novo caminho a trilhar?
Entendi que eu precisava continuar a ser um agente de transformação, responsável por doar os meus conhecimentos, experiências e tempo, para abrir os olhos das pessoas para os seus cuidados com a Visão. Atender às necessidades da comunidade que busca apoio e solidariedade na criação de um novo mundo! 

14.860 pessoas atendidas – Desde 2004 esta caminhada continua no Brasil no Parque Ibirapuera e Parque da Água Branca em SP, por onde já passaram mais de 15.000 pessoas por sessões no caramanchão do Portão 07, além de responder milhares de e-mails com consultas de todo Brasil e internacionais. Hoje somos uma equipe de voluntários que, com muita criatividade, asseguramos apoio para todas as pessoas que buscam melhorar a sua visão: sessões gratuitas de duas horas, quatro vezes por semana, o ano todo sem interrupções, para interessados nos Parques Ibirapuera e Parque d’ Água Branca, em São Paulo. Depoimentos fantásticos asseguraram o sucesso deste programa. 

Dedicação e Motivação Total, também em Portugal                                                         
Mais de 500 pessoas por ano assistem às palestras e seminários gratuitos de Visão em Lisboa e na Madeira, quando dedicamos um mês por ano para cuidar dos interessados em Portugal.

  

Assídua Participação nas Conferencias Internacionais de Visão Holística: 
Antes mesmo de recuperar a minha visão, compreendi que era muito importante aprender mais sobre visão natural e assim, desde 2002, comecei a participar das Conferencias Internacionais de Visão Holística. De imediato entendi que também faria parte do meu papel de agente transformador uma constante partilha de conhecimentos e experiências com outros terapeutas visuais de todo o mundo. A confraternização e troca de conhecimentos tornou-se uma constante e fui assegurando uma presença sempre maior de participantes portugueses e brasileiros nestes eventos internacionais.
Já em 2002, estive presente na 17ª Conferência em Paris; em seguida fui participante e conferencista da 18ªConferência em Zurique e a Organizadora Oficial e Conferencista da 19ª Conferência na Ilha da Madeira em 2004.  Na abertura da 20ª Conferência, em Genova - Itália, falamos de problemas da Baixa Visão no Brasil em parceria com o Dr. Laercio Motoryn (www.cpvi.com.br), médico oftalmologista brasileiro, especializado em Baixa Visão. Na 21ª Conferência, em 2007, na Alemanha em Novembro 2007, foi a consagração internacional do nosso  trabalho voluntário nos Parques de São Paulo. 
Na 22ª Conferência - 2009, na Bélgica, exploramos o tema "A epidemia de miopia nas escolas: uma fatalidade ou uma questão de escolha?" em parceria com Mikolaj Markiewicz, da Polónia.  Na 2ª Conferencia Britânica de Visão Natural, em 2010, com  terapeutas de todo mundo analisamos os problemas de visão em crianças, também com dados da Oficina de Crianças no Parque Ibirapuera. s 

Na sequencia da 23ª Conferencia realizada na Itália em 2011 e a 3ª Conferencia Britânica BNEC,  a  24ª Conferência Internacional aconteceu na Itália 2013,  com uma excelente presença  e  participação dos conferencistas, terapeutas e educadores de visão natural. O nosso workshop “Expandindo a Visão com Coragem e Criatividade” e apresentação audiovisual sobre Visão no Brasil e Portugal foram um sucesso, com muitas questões e debates. Em Outubro de 2015, a 25ª Conferencia Internacional de Visão Holística foi um enorme sucesso na Espanha,em Alcalá de Henares. Partilhamos com os colegas nossos exercícios de visão todas as manhãs com presença maciça e interessada. Em 2017 estaremos em Edimburgo, na Escócia. Ver mais detalhes em Conferencia Internacional.

 

 

     
Madeira 2004.JPG Italia 2005.jpg Lisboa 2006.JPG
MADEIRA 2004 ITÁLIA 2005 LISBOA 2006
     
     
Tutzing 2007.jpg Belgica Final 2009.jpg
ALEMANHA 2007 MADEIRA 2008 BÉLGICA 2009
     
     
Tutzing 2007.jpg Londres 2010.jpg
POLÔNIA 2009 LONDRES 2010 ITALIA 2011
     
ITALIA 2013 ESPANHA 2015 ESPANHA 2015