Ver para Crer

Lakeland Sylvia - Ver para Crer
Jornalternativo 48/2006

Os nossos olhos são susceptíveis a uma grande variedade de condições degenerativas, mas se aprendermos a nos cuidar poderemos olhar para o futuro com confiança de que é sempre possível ver melhor até o fim da vida. É preciso acreditar!
Até o momento em que algo acontece, julgamos que ver bem por toda a vida é um fato garantido. Não há razão para nos preocuparmos em cuidar dos nossos olhos de uma forma regular e atenta, afinal vamos ver sempre bem! Até mesmo quando aparecem já na infância, alguns dos conhecidos problemas como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, a solução é rápida: o uso regular de óculos ou lentes de contato, que resolvem os sintomas imediatos.
Mas as causas estão longe de serem avaliadas e resolvidas e não dimensionar e cuidar das razões da não visão traz as suas consequências. Por exemplo, uma redução gradativa da visão que conduz a uma alta miopia, poderá provocar descolamentos de retina, formação de cataratas ou mesmo uma degeneração macular senil (DMS) ou glaucoma, com uma diminuição dramática da visão.
A Degeneração Macular Senil (DMS) é uma das principais causas de cegueira legal no mundo e segundo a Fundação Americana do Cego, são cerca de 10 milhões de indivíduos que perdem parcial ou completamente a visão nos Estados Unidos, incluindo 5.5 milhões de pessoas acima dos 65 anos.


O que não quero ver 

 A compreensão das eventuais causas da redução na visão pode ser difícil e demorada, mas a questão básica “o que é que eu não quero ver?” tem de ser respondida, com profundidade e consciência. Só assim é que podemos vencer o dramático caminho da perda da visão.
Vamos então seguir algumas regras básicas de vida, que não são simples nem fáceis de cumprir, mas imprescindíveis se queremos cuidar de nós mesmos, do mundo que nos cerca e de nossa visão - exterior e interior:

1. Desenvolver com perseverança um programa moderado de exercícios terapêuticos, de visão e de respiração, para proteger a saúde dos olhos e manter ativo o corpo, mente e espirito.

2. Assegurar um controle do açúcar e sal, uma dieta abundante e balanceada em verduras, legumes e frutas, ricas em antioxidantes.

3. Aumentar as defesas complementando antioxidantes (com vitaminas A, C, E), B12, carotenoides (com luteína e zeaxantina),Gingko biloba, carnosina, ácido fólico e outros micronutrientes e minerais como zinco, cobre, magnésio e selénio.

4. Criar melhores condições de vida, quebrando velhos hábitos: melhorar os ambientes de trabalho, mais e melhor iluminação (só luz de amplo espectro e incandescente) e boa circulação de ar fresco, parar de fumar entre outros hábitos destrutivos e coordenar mais os tempos, controlando melhor o stress diário.

5. Estar sempre atento ao corpo e alerta a alterações na visão: fazer pelo menos uma vez por ano um controle completo (com dilatação da pupila) no seu oftalmologista.



http://www.lakelandsylvia.com.br/images/jornal_alternativo.jpg
Movimento é Vida: sentir o corpo e os olhos 

Descubra o seu corpo e procure relaxar os vários grupos de músculos, enquanto estimula a circulação permitindo melhor fluxo do sangue e funcionamento dos nervos. São os princípios do Método Meir Schneider de Autocura: conheça os exercícios, as técnicas de respiração, as massagens e tome consciência dos pontos de tensão no seu corpo. Por exemplo, sinta os seus ombros, pescoço e cabeça, ou ainda mãos e punhos. Faça os exercícios indicados e sinta como cada parte do corpo se dissolve. Perceba onde já conseguiu relaxar e onde está tenso. Lentamente a percepção aumenta, a respiração fica mais tranquila e regular, relaxando dos pés até a cabeça. E agora é hora de fazer os exercícios de visão, ver e crer!


Um Dia da Visão Clara

Para colocar em prática as regras básicas para uma nova vida, Sylvia Loretta Lakeland, terapeuta Self-Healing, especializada em melhora natural da visão nos EUA, promove regularmente o “Dia da Visão Clara”, com exercícios corporais e de visão, nutrição e nutrientes para os olhos, além dos acessórios de visão (óculos perfurados/tapa-olhos/CD etc.)