Consequências do Diabetes


Vamos nos defender de diabetes e da retinopatia diabética (RD)

Estudos recentes, em mais de 65 países com milhões de pessoas, apresentados em recentes Congressos e publicados em revistas das especialidades de Oftalmologia e Optometria, confirmam a redução de cegueira e baixa visão nos últimos 20 anos, em especial nas populações europeias. Embora, com o aumento da população global, os índices de cegueira aumentaram em 0.6 milhões de pessoas. Os casos de baixa visão aumentaram de 72 milhões em 1990 para 191 milhões de pessoas em 2010.
Boas notícias com um dramático senão: pesquisadores confirmam que há um significativo aumento causado pela retinopatia diabética (RD): 27% de aumento de cegueira e 64% de baixa visão em função da retinopatia diabética, entre 1990 e 2010. Alertam para uma próxima epidemia de diabetes com perda da visão: estima-se que serão mais de 100 milhões de pessoas com RD e provavelmente 30 milhões com alto risco de RD extrema. 
O Centro de Pesquisas em Orlando, EUA, confirma: “Um em cada 39 cegos e uma em cada 52 pessoas com baixa visão tem retinopatia diabética.”

Cuidados urgentes antes mesmo de ter diabetes

Na condição de pré-diabéticos quando os níveis de glucose no sangue estão mais elevados, mas não o suficiente para diagnosticar diabetes, há mais riscos de desenvolver diabetes tipo 2*, problemas cardíacos, neuropatias, problemas com os dentes e com a visão. Sabe-se que, embora não tenha sido de fato identificada a condição de diabetes, mudanças adversas já estão acontecendo no sistema circulatório e no coração.  De fato, o Programa de Prevenção de Diabetes da Associação Americana de Diabetes (ADA) constatou, já em 2005, que havia cerca de 8% de pré-diabéticos com retinopatia diabética.
*Diabetes tipo 2, que surge em geral em adultos, é causado ou por insuficiência de insulina ou incapacidade de adequado aproveitamento da insulina produzida pelo organismo. Os casos de diabetes tipo 2 respondem muito bem às terapias naturais. Nos casos de Diabetes tipo 1, que normalmente acontece na infância e adolescência, quando o organismo produz pouca insulina, as terapias naturais ajudam o organismo a se tornar mais receptivo às injeções de insulina.


O perigo do açúcar e AGE!

Sabemos que níveis elevados de açúcar no sangue são perigosos para os diabéticos, mas não temos a consciência dos perigos destes altos níveis de açúcar no nosso organismo saudável. O excesso de açúcar no sangue gera os produtos da glicação avançada, (AGE) envolvidos com cardiopatias, neuropatias, nefropatias e também problemas sérios de visão, as retinopatias.

Todos nós, sem exceção, devemos tomar os devidos cuidados atentos às nossas dietas eliminando em geral farinhas e massas de farinha branca, doces e bolachas, arroz branco, além de produtos processados e o açúcar. Vamos prevenir, optando pela utilização de temperaturas baixas e por períodos mais curtos, em presença de água, no preparo de alimentos não processados, como arroz integral, nozes, verduras, frutas e alimentos com alto teor de fibras. Com certeza uma boa nutrição vai prevenir problemas de saúde e em especial de visão.

Um diagnóstico precoce ajuda muito a retinopatia diabética


A retinopatia diabética (RD) é um problema que pode causar sérios danos à visão, pois se perde tempo para identificá-la.  Desde 2012, a Associação Americana de Diabetes (ADA) recomenda um exame anual no oftalmologista com dilatação da pupila e estudo do fundo do olho. Cerca de 6% dos que tem RD podem ficar cegos.
Mas a cegueira pode ser evitada em 90% dos casos de RD com:

  • Um diagnóstico precoce,
  • Trabalhar rapidamente com uma equipe integrada de apoio profissional,
  • Envolver o parceiro familiar no programa psicossocial de apoio ao diabético,
  • Seguir o conjunto de ações, regularmente reajustado e coordenado,
  • Uso correto das medicações,
  • Controle regular dos índices de glucose no sangue,
  • Hábitos corporais e mentais saudáveis, em especial na melhora da circulação sanguínea do corpo, ou seja, atividade física e fisioterapia;
  • Com alimentação e suplementação corretas. 

Resumindo, além de sempre educar o portador de diabetes, familiares e/ou acompanhantes é preciso fazer controles regulares dos índices de glucose no sangue e níveis de hipertensão, exames dos pés e também dos dentes.  E sempre com o acompanhamento médico nas fases de reorganização para hábitos corporais e mentais mais sadios. 

Melhorar o fluxo sanguíneo

Os diabéticos tem tendência a uma circulação sanguínea corporal deficiente que consequentemente impede o bom fluxo sanguíneo nos olhos. Nos diabéticos tipo 1, jovens desenvolvem problemas periodontais, mais um problema microvascular que leva a problemas de gengiva e retinopatias, com rápida progressão.
Além de cataratas que surgem mais precocemente nos diabéticos, podem surgir problemas de sangramento contínuo na retina. Assim, surgem os sintomas como visão difusa, perda parcial da visão ou eventuais distorções, as dificuldades na leitura, uma sensação de sombras permanentes no campo da visão ou ainda a presença de moscas volantes e dor nos olhos.  
A Oftalmologia apresenta como formas de acompanhamento a estes problemas o uso de tratamentos com Laser que Meir Schneider desencoraja, pois podem enfraquecer e cegar partes dela, além da criação de cicatrizes na retina. Alternativa é uso das injeções de medicamentos quimioterápicos que são agressivo-nocivos em geral. O melhor mesmo são as soluções naturais: é melhorar o fluxo sanguíneo através de movimento, de exercícios naturais para melhora, com um programa rigoroso para ajudar na circulação, complementada por correta dieta e apoio emocional.

As atitudes proativas previnem e salvam a visão


Além dos programas de nutrição e suplementação cada vez mais eficazes na prevenção e recuperação de casos de diabetes tipo 2, incluindo controle da obesidade, do álcool e do fumo, é fundamental assumir atitudes proativas corporais e em especial da visão, que farão toda a diferença no sucesso da vida de um diabético.  





Exercícios para ativar a circulação sanguínea corporal:  

Desenvolver um programa físico adequado, diário, que além de reduzir as gorduras do corpo, melhorar a sensitividade à insulina vai estimular a circulação em todo corpo e em especial na região da cabeça, para assegurar melhor irrigação sanguínea na região dos olhos. Mais oxigenação, melhor metabolismo. Muita respiração e visualização. Complementar com massagens regulares, de preferencia seguindo a orientação abrangente do Método Self-Healing Meir Schneider. 

 

 

http://lakelandsylvia.com.br/imagens/img_foto.jpgExercícios para cuidar dos olhos: somente mencionamos os exercícios, já explicados em outros artigosneste site e nos materiais de apoio, como CD e livros:

  • Automassagem e compressas,
  • Ensolar, balanceio e piscar,
  • Exercícios para mais visão periférica
  • Uso do tapa-olho para fortalecer os olhos
  • Caminhar de frente e de costas
  • Exercícios com bolas

Apoio e Motivação:

Finalmente, não menos importante, os programas proativos pressupõe uma motivação do diabético que nem sempre se sente em boas condições: frequentes condições de cansaço físico, náuseas, rotinas alimentares, entre outros, acontecem e será muito importante contar com muito apoio: familiares que acompanham as ações, muita alegria e variedade de programas criativos, orientação de terapeutas especializados e sempre o médico coordenador. Mas é fato que é possível prevenir a cegueira e a baixa visão se o diabético reagir rapidamente, aos primeiros sintomas indicativos de uma pré-diabetes.
Todas as informações neste artigo foram obtidas de publicações especializadas e consultas a médicos das especialidades para mais orientação. Não hesite em nos consultar para conhecer mais sobre terapias naturais e estes exercícios de visão, descobrir os CDs de Exercícios de Visão e de Postura para Visão Clara.

 As encomendas de materiais de apoio devem ser feitas através da Adijon Escola & Clinica, (11) 5081-4051 ou adijon@adijon.com.br, que disponibiliza os materiais de apoio e acessórios em São Paulo e pelo Brasil todo, por pré-pagamento e envio pelo correio. 138/14.